Paulo Zé Neto, Maestro

Nasceu em Outubro de 1974 e iniciou os seus estudos aos seis anos de idade no Conservatório, tendo concluindo o curso geral de Formação Musical.erminou em 2001 o Curso de Licenciatura em, Ensino de Música-Teoria e Formação Musical na Universidade de Aveiro. Frequentou e terminou o Curso Geral do Instituto de Pedagogia Musical Zoltán Kódaly, em Kecskemét, Hungria, onde estudou Direcção Coral com Katalin Kiss e Canto com János K.

Frequentou diversos Estágios e Seminários, dos quais se destacam:

  - O Curso de Direcção de Orquestra com o Maestro Vasco Pearce Azevedo tendo dirigido a Orquestra das Beiras em 2002;

- O Curso Internacional de Música Vocal, na Universidade de Aveiro na classe de Direcção Coral , orientado pelos professores António Vassalo-Lourenço e Paulo Lourenço;

- O II, III e IV Seminários de Direcção Coral, no Conservatório de Música de Águeda, orientados pelo professor José Robert, Edgar Saramago e Vasco Negreiros respectivamente.

Como cantor participou nos Encontros Mundiais de Coros em Boldzano, Itália como coralista convidado com o Orfeão do Ateneu de Vila Franca de Xira. Com o grupo Magna Tuna Cartola da Universidade de Aveiro gravou vários discos e recebeu enúmeros prémios por todo o Portugal e pela Europa, grupo este que dirigiu e participou como músico durante o tempo de estudante. Participou também no projecto Vocal Ensemble tendo gravado vários cd’s e dvd’s sendo o mais recente um cd triplo que se chama "Livro de vários motetes... e outras cousas" do compositor Português Manuel Cardoso sob a direcção do Maestro Vasco Negreiros.

Actualmente é um dos principais colaboradores, na área educativa, da Casa da Música (Porto), onde concebeu várias workshops para bebés e crianças do 1º e 2º ciclos. É Professor de Formação Auditiva e Direcção Coral no Instituto Superior Piaget em Viseu e também no Conservatório de Música de Águeda de Formação Musical de diversos graus, e Classe de Conjunto "Coro".

Faz também parte de alguns projectos como:" Bach to Cage", "Flauta Quase Mágica", "A Grande Bichofonia e ZooLógico" (com o qual esteve recentemente em apresentações na Casa da Música, Porto).

Compôs o Musical “Zé das Notas” para crianças e com crianças, assim como compõe regularmente para os seus alunos e para o Orfeão de Águeda. Experimentalista ao nível instrumental, espera ansiosamente aprender e compreender ainda mais, com a sua primeira filha, ALICE, que assim como o Pai vive continuamente no País das Maravilhas.

Desde Novembro de 2005, é Director Artístico do Orfeão de Águeda.